No dia 22 de maio é comemorado o dia da Biodiversidade. A biodiversidade é o conjunto de vida existe no planeta Terra, seja em um deserto ou seja na Floresta amazônica. Mas não apenas aos organismos existentes e sim a variedade genética e ecológica desempenhadas por eles.
O Brasil é considerado o país com uma megadiversidade, sendo que 20% das espécies conhecidas mundialmente estão aqui.
O que pode prejudicar a biodiversidade são atividades que verificamos com muita frequência em nosso dia a dia, como por exemplo: desmatamento, queimadas, poluição, introdução de espécies exóticas, exploração de espécies levando a sua extinção etc.
Existem uma Convenção sobre a Diversidade Biológica, no qual é um tratado da Organização das Nações Unidas (ONU) e um dos mais importantes instrumentos internacionais relacionados ao meio ambiente. Ela foi estabelecida na ECO-92, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em junho de 1992, sendo o principal fórum mundial para questões relacionadas ao tema. Com assinatura de 160 países, ela entrou em vigor em dezembro de 1993.
A Convenção está estruturada sobre três bases principais:
- a conservação da diversidade biológica;
- o uso sustentável da biodiversidade;
- a repartição justa e igualitária dos benefícios provenientes da utilização dos recursos genéticos em três níveis: ecossistemas, espécies e recursos genéticos.