Os polvos são conhecidos por diversas características, seja pela inteligência, por suas habilidades como predador ou para fugir do perigo. Mas as peculiaridades desse animal vão muito além disso, eles possuem 3 corações um para bombear sangue para todo o corpo e dois somente para bombear sangue para as brânquias. A cor azulada é devido a uma proteína que retém oxigênio, a hemocianina, e que contém cobre, nos humanos é vermelho porque a proteína que retém o oxigênio, a hemoglobina, contém ferro.
É um molusco marinho que possui o corpo mole, sem concha e 8 tentáculos com ventosas, uma curiosidade é que mais da metade dos neurônios estão nos tentáculos, isso significa que cada tentáculo pode realizar uma atividade diferente. O tamanho e peso variam de menos de 1 grama até 40 kg, de acordo com a espécie. São animais que vivem sozinhos a maior parte do tempo, podendo ser encontrados em tocas e entre pedras e, só encontram outros membros da mesma espécie na época na reprodução. São carnívoros e se alimentam de peixes, camarões e diversos invertebrados. São excelentes predadores pois possuem olhos bem desenvolvidos, tem a capacidade de nadar muito rápido sendo seus 8 tentáculos supereficientes em capturar presas. Eles possuem um bico córneo semelhante ao dos papagaios para possibilitar a quebra de carapaças mais rígidas como a dos caranguejos.
Esse animal possui características impressionantes para fugir dos predadores, além da capacidade de nadar rapidamente o polvo libera uma tinta escura que despista os predadores enquanto ele foge. Outra habilidade é a capacidade de mudar de cor para se camuflar e não ser percebido. Se mesmo assim o predador conseguir pegar algum tentáculo do polvo ele pode perder o mesmo pois ele consegue se regenerar facilmente.