Você já imaginou um lugar onde o gelo é predominante durante o ano todo? A Islândia é esse local!
A geleira Langjökull tem cerca de 50 quilômetros de comprimento e 20 quilômetros de largura e mede 680 metros em sua parte mais elevada. Nessa geleira foi construído o maior túnel de gelo da Europa com 30 metros de profundidade e 500 metros de comprimento cuja construção se deu em 14 meses. Hoje em dia ele é considerado uma atração turística onde até casamentos podem ser celebrados!
Mas além da parte turística, o túnel também serve para alertar sobre o aquecimento global e mostrar aos turistas a importância sobre a preservação do clima.
Por outro lado, nossa vizinha Argentina possui túneis de gelo bem peculiares, pois eles só podem ser visitados alguns dias por ano. Esses túneis ocorrem na região oeste do Cerro La Torta, na divisa com o Parque Nacional Los Alerces.
No verão, quando certas condições climáticas se combinam, o Cerro La Torta é o cenário da formação dos Túneis de Gelo. A neve, acumulada durante o inverno e a primavera, se transformou em gelo e, com o aumento da temperatura no verão, começa a derreter da camada inferior que está em contato com a montanha em direção às camadas superficiais.
Isso cria um lugar fascinante e lindo pois as luzes refletem cores e formas!