LIXO NO ATOL!
Embora o Atol seja considerado um paraíso “intocado pelo homem” pode-se observar em suas águas a ocorrência de resíduos produzidos e descartados pelo homem. Trata-se do lixo, que é constantemente encontrado em suas águas e é carregado pelas correntes marinhas até a Reserva biológica.
Além da dispersão destes resíduos, estes também podem ter um destino mais trágico, quando são engolidos por animais, desde as pequenas aves até as grandes tartarugas marinhas, dentro do trato digestório o lixo pode em algumas situações causar obstruções ou até mesmo lesões que podem causar a ruptura dos órgãos causando assim a morte destes animais.
Também aquele lixo que não é engolido tais como lacres e embalagens podem aprisionar os animais, impedindo o seu deslocamento e em algumas situações infringindo graves lesões teciduais uma vez que os animais crescem e não tem capacidade de saírem destas verdadeiras armadilhas produzidas por nós.
Infelizmente no atol, através das rondas diárias, são encontrados resíduos, principalmente aqueles confeccionados a partir de plástico, porém o isopor e vidros também são encontrados com certa frequência.