No dia 22 de Abril é comemorado o dia Internacional do Planeta Terra! Para saber o motivo dessa comemoração vamos voltar um pouquinho no tempo.
No ano de 1970, quando vários protestos com temas ecológicos ocorreram nos Estados Unidos o então senador e ativista Gaylord Nelson, liderou uma passeata para pressionar o governo sobre as questões ambientais, tão pouco discutidas na época.
Tudo começou quando o senador reuniu comunidades educacionais, instituições e pessoas da comunidade em geral para uma grande passeata, onde ocorriam discursos que alertavam sobre: poluição, destruição do ambiente, desmatamento e efeito estufa! Este dia se tornou um marco histórico e reuniu em torno de 20 milhões de pessoas, e o mais impressionante é que todas estavam reunidas em prol ao Planeta Terra.
Após essa grande passeata, o principal objetivo foi atingido, criou-se um órgão responsável pelos assuntos ambientais chamado de “Agência de Proteção Ambiental” (Environmentak Protection Agengy).
No entanto, esta data começou a ser comemorada somente a partir de 2009, quando a ONU decretou o dia 22 de Abril como o Dia Internacional da Mãe Terra.
Ontem foi o primeiro dia da Cúpula dos Líderes sobre o Clima, promovida pelo governo dos Estados Unidos, que reunirá 40 chefes de estado e de governo, além de grandes empresários, para debater as mudanças climáticas e o aquecimento global. Até o Papa Francisco intervirá no encontro.
O evento servirá para que os americanos reafirmem compromissos de tentar impedir que o planeta se aqueça acima de 1,5 grau Celsius no futuro. O governo Biden pretende anunciar, para as nações participantes, que respondem por 80% das emissões de gases do efeito estufa e por 4/5 do PIB global, metas mais ambiciosas de redução das emissões de CO2 americanas até 2030.
Precisamos todos nos conscientizar que a necessidade de restaurar o planeta é urgente.