Foi o que aconteceu com um jovem de Itajaí, em Santa Catarina. Lendo sobre os microplásticos e a quantidade ingerida pelas pessoas durante um ano, o jovem estudante Gabriel Fernandes Mello Ferreira (@gabriel_fmf ), sob orientação da professora Fernanda Poleza, criou um sistema de filtragem de água para reter 100% dos microplasticos encontrados na água.
Para relembrar o que são microplasticos vamos dar uma olhada:
- https://www.iguiecologia.com/microplastico-poluicao-invisivel/
- https://www.iguiecologia.com/microplastico-encontrado-no-sal-de-cozinha/
- https://www.iguiecologia.com/microplasticos-em-agua-mineral-engarrafada/
- https://www.iguiecologia.com/analise-e-caracterizacao-de-microplasticos-no-trato-digestorio-de-peixes-pelagicos-que-ocorrem-no-comercio-em-torno-da-baia-da-babitonga-sc/
Esse projeto ganhou o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, que reconhece iniciativas que melhorem a qualidade da água, com mais de 26 mil votos. O projeto, segundo Gabriel, é simples, a água que está sendo tratada em estação de tratamento de esgoto vai passar por um elemento filtrantes que vai reter os microplastico e deixar a água passar!
Mais do que nunca, ideias inovadoras, práticas e de baixo custos devem ser implementadas rapidamente e é isso que as Estações de Tratamento de Água (ETA) da região estão fazendo. Em Itajaí, uma ETA que é responsável por 70% do abastecimento da região, já está adotando esse sistema!!
O assunto é muito sério e envolve o nosso meio ambiente e a nossa saúde.