Hoje é comemorado o dia da reciclagem! E, eu lhe pergunto, você recicla seu lixo? Você faz a separação dele na sua casa? Caso a prefeitura não disponibilize a coleta seletiva, você destina corretamente seu lixo em postos de reciclagem?
Se a resposta para todos esses questionamentos forem “não” vou lhe dizer que já passou da hora de você ajudar o meio ambiente porque não há plano B em relação ao lixo!
Segundo a ABRELPE, uma associação civil sem fins lucrativos, que congrega e representa as empresas que atuam nos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, no seu PANORAMA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO BRASIL em 2021, verifica que o país ainda permanece com um sistema que não houve mudanças significativas na gestão de resíduos sólidos urbanos, apesar de existir a Política Nacional de Resíduos Sólidos desde 2010.
É com muita frequência que observamos destinações inadequadas de resíduos em todas as regiões do país, com lixões a céu aberto em pleno funcionamento e com um custo anual na casa dos bilhões de dólares para combater as doenças que isso causa na população e no ambiente.
Espanta o custo que aplicado nesse setor: R$ 0,36 /hab/dia para custeio de todos os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos em nossas cidades.
Apesar de existir toda uma legislação, a destinação incorreta existe e segue aumentando. Isso se deve a falta de investimento, a falta de fiscalização, a intensa corrupção e o descaso do poder público.
Exija do seu governante (vereador, deputados, senadores, prefeitos, governador e presidente) mais políticas públicas em favor ao meio ambiente.
Caso não tenha coleta no seu bairro procure um posto de coleta! Destine corretamente seu lixo!