Quem tem orquídea em casa já viu um inseto parecido com mosca ficar voando perto da planta? Muitos acham que é uma mosca varejeira, pois apresentam tegumento brilhante, muitas vezes metálico, a língua extremamente longa, com voo rápido e longo. Na verdade, trata-se de uma abelha!!!
São reconhecidos 5 gêneros sendo a distribuição é exclusivamente neotropical. Os gêneros são: Aglae, Euglossa, Eulaema, Eufriesea e Exaerete. Apresentam comportamento solitário.
Elas são conhecidas como as “abelhas das orquídeas” pelo fato dos machos apresentarem relação com as flores de um grande número de espécies de Orchidaceae, sendo polinizadores exclusivos de algumas espécies do grupo.
De acordo com o Horto Botânico do Rio de Janeiro, os machos apresentam estruturas modificadas nas pernas posteriores para a coleta de compostos aromáticos que estão nas flores perfumadas. Este perfume coletado é utilizado na confecção de feromônios para atrair as fêmeas. Os ninhos das espécies de Euglossa podem ser aéreos, fixos em folhas, galhos, ramos de árvores ou arbustos, entre material fibroso das raízes de orquídeas, em cavidades, ou ainda, no solo.
Agora você já sabe, se visualizar um inseto perto da sua orquídea não mate, apenas admire essa abelha!!!