No dia 26/07 é comemorado o dia Mundial de proteção aos manguezais, e mesmo com um dia especialmente para ele, ainda encontramos uma ocupação desordenada ao longo da costa brasileira que vem causando perda e fragmentação deste habitat! Porém, um ponto positivo é que na última década, essa ocupação desordenada está sendo denunciada e encaminhada ao poder público, incluindo o Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Inclusive, o MMA coordena o Projeto de Conservação Efetiva e Uso Sustentável dos Manguezais no Brasil em Áreas Protegidas – GEF- Mangue, cujo objetivo, de acordo com o MMA: “ é desenvolver e fortalecer uma rede de áreas protegidas para o ecossistema dos mangues no Brasil, por meio de mecanismos políticos, financeiros e regulatórios; do manejo ecossistêmico da pesca; da coordenação dos instrumentos de planejamento territorial com a gestão das unidades de conservação e da disseminação dos valores e funções dos manguezais. Com esse projeto, pretende-se construir a base para a melhoria da conservação e do uso sustentável dos manguezais do país.
Mas em contrapartida, temos o novo código florestal permite o uso de parte deste ambiente para atividades como a carcinicultura (técnica de criação de camarões em viveiros).
Outro ponto importante a ser comentado é que além de sua importância ambiental e cultural, os manguezais também são fonte de alimento para muitas famílias localizadas na zona costeira.
Agora cabe a nós a fiscalizar os planos e projetos de preservação e conservação que existem no Brasil, para assegurar que os manguezais estão sendo realmente conservados para garantir e coexistir em futuras gerações!