Se você achou que a internet chegava na sua casa por satélite, se enganou! Você sabia que no fundo do mar existem cabos enormes que levam a internet de um continente para outro literalmente.
São quilômetros e mais quilômetros de cabos, ultrapassando 1,2 milhões no mundo todo, que foram inicialmente instalados em 1856. Alguns são curtos como o cabo ARSAT Submarine Fiber Optic Cable no sul da patagônia com 40 quilômetros. E, outros são enormes, como o Asia-America Gateway, de 20 mil quilômetros. De acordo com o site TeleGeography.com, no início de 2018, eram aproximadamente 448 cabos submarinos em serviço em todo o mundo. Lembrando que eles ficam no fundo do oceano…
Os acidentes com cabos são comuns, muitos pensam em animais, mas os principais causadores de rompimento dos cabos são os barcos de pesca e navios arrastando âncoras enormes.
Segundo estatísticas da U.S. Federal Communications Commission, os satélites representam apenas 0,37% de toda a capacidade internacional norte americana.
Veja o site interativo: https://www.submarinecablemap.com/ Nele você pode interagir com cada cabo, verificando a sua localização exata e sua extensão.