A maior usina hidrelétrica que existe no mundo, a Barragem das Três Gargantas, está localizada na China. Foi inaugurada em 2006, porém somente em 2012 que ela iniciou as operações. Ela cruza o rio chinês Yangtze e de tão grande pode ser visualizada no espaço.
A finalidade da sua construção se deu para evitar que inundações atingissem vilarejos ao longo do rio Yangtze pois em 1931, uma cheia causou a morte de 3,7 milhões de pessoas.
Além disso, a necessidade de produção de energia também foi levada em consideração, pois ela é capaz de produzir 22.500 KW e distribui energia para milhões de pessoas por meio de 34 grandes geradores.
Mas, recentemente, ela foi citada pela NASA, pois os cientistas acreditam que essa usina quando estiver operando com força total poderá desacelerar levemente a rotação da Terra, aumentando a duração dos dias em 0,06 microssegundos.
A explicação vem do peso da água, pois a água da usina, operando com força total, pesa 42 bilhões de toneladas e o nível dela nos reservatórios aumenta 90 metros. Este aumento no acréscimo de massa faz com que haja mais peso em um só lugar do que havia antes, afetando o momento da inércia da Terra!