De acordo com um estudo publicado pela revista científica Science Advances, com autoria do pesquisador Win Cowger, do Moore Institute for Plastic Pollution Research, em Long Beach, California, nos Estados Unidos e com co-autores da Austrália, estonia, Chile, Suecia, canada, Inglaterra e nova Zelandia, muitas marcas famosas são as mais encontradas na natureza como detritos antropogênicos, ou seja, lixo.

O estudo aponta que as marcas podem ser usadas para responsabilizar as empresas de plástico por seus itens que poluem o meio ambiente. Eles utilizaram dados de um programa mundial (84 países) de 5 anos (2018–2022) para identificar marcas encontradas em itens de plástico no meio ambiente através de 1.576 eventos de auditoria. Foram descobertos que 50% dos itens não tinham marca, exigindo relatórios obrigatórios do produtor. As cinco principais marcas globais foram The Coca-Cola Company (11%), PepsiCo (5%), Nestlé (3%), Danone (3%) e Altria (2%), respondendo por 24% da contagem total de marcas, e 56 empresas representaram mais de 50%.

Houve uma clara e forte relação entre a produção anual de plástico das empresas e a poluição plástica de sua marca, sendo as empresas de alimentos e bebidas poluidoras desproporcionalmente grandes. A eliminação progressiva dos produtos plásticos descartáveis e de curta duração dos maiores poluidores reduziria enormemente a poluição plástica global.

Como você faz o descarte na sua casa? E no seu trabalho?

Quer ler o trabalho na integra? Acesse: https://www.science.org/doi/pdf/10.1126/sciadv.adj8275

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *