Você sabia que existe um golfinho que vive somente em águas brasileiras, uruguaias e Argentinas? Sim!!!
A franciscana, Pontoporia blainvillei (Gervais & d’Orbigny, 1844), é um pequeno golfinho que habita águas rasas costeiras e estuarinas de regiões tropicais e temperadas do Oceano Atlântico Sul Ocidental. Ele é distribuído de forma descontínua desde Itaúnas, no Espírito Santo, Brasil até Golfo Nuevo, na Argentina.
Duas lacunas na distribuição desta espécie foram observadas: uma da Baía da Ilha Grande até Macaé, no Estado do Rio de Janeiro e outra da Barra do Itabapoana, RJ, até Regência no Espírito Santo.
Esse animal é o que mais vem sofrendo pela sua pesca não intencional em redes de pesca, representando uma grande preocupação em relação a sua conservação em toda a sua distribuição.
A mortalidade anual de franciscana por captura incidental na costa brasileira varia de 564 a 1889 e estudos recentes indicam que a taxa de mortalidade desta espécie é insustentável!!!
O seu habitat costeiro é provavelmente o principal fator que o torna mais vulnerável a emaranhados. Apesar de este golfinho geralmente habitar águas costeiras até 30 milhas náuticas da costa e 30 m de profundidade, a maioria dos golfinhos franciscanos foram avistados até 5 milhas náuticas e em profundidades de 8-15 m.
É um golfinho que não gosta de aparecer muito, mesmo quando sob a superfície para respirar é bem discreto…. mas a sua característica marcante é seu rosto alongado.
Deixamos aqui nosso apelo para com essa espécie tão ameaçada!!