Que tal, em um futuro próximo, não existir mais ar-condicionado nas residências? Com uma tinta específica seria possível resfriar o ambiente sem custo de energia! Foi o que divulgou um estudo da Escola de Engenharia Mecânica da Universidade de Purdue, na Indiana nos Estados Unidos, publicado em abril deste ano.
Neste estudo foi notado um grande desempenho de resfriamento do sulfato de bário (BaSO4), pois ele apresenta uma alta lacuna de banda de elétrons para baixa absorção solar e ressonância de fônons a 9 μm para alta emissividade de janela do céu! Entendeu? Nem eu…mas vamos tentar explicar melhor.
De acordo com os resultados dos testes realizados pelos autores, a tinta à base de BaSO4 permanece mais de 4,5°C abaixo da temperatura ambiente, atinge uma potência média de resfriamento de 117W/m2 e alcançando uma refletância solar de 98,1%.
Segundo os autores, essa tinta está entre as mais altas soluções de resfriamento, ao mesmo tempo em que oferece grande confiabilidade, facilidade de uso e compatibilidade com o processo de fabricação de tintas comerciais.
A universidade afirmou que a tinta pode estar disponível no mercado em um ou dois anos e com preços acessíveis a todos…