A abelha-marmelada (Frieseomelitta varia) é uma abelha nativa do Brasil, pois tem área de ocorrência do sudoeste Mexicano ao sudeste brasileiro, encontrada em florestas da Amazônia, em vegetação de caatinga e no cerrado.
Essa espécie de abelha nidifica em ocos de árvore, como a Jatobá. Ela tem um temperamento social agressiva e deposita própolis sobre a pessoa que a importuna.
A entrada da colmeia é pequena, permitindo que apenas uma abelha passe por vez. De acordo com um artigo científico, Atividade de Voo da abelha marmelada em meliponário didático no Município de Ouricuri-PE, de autoria de Romário Monteiro Horas, do IF – Sertão Campus Ouricuri-PE, de 2017, observou-se que o fluxo de saída de abelhas foi maior as 13h, ocorrendo uma queda até as 17h, mantendo-se constante durante todo o dia, com leve pico as 13h.
Em relação ao fluxo de entrada, observou-se que a entrada geral e com néctar também foi maior as 13h, ocorrendo uma redução até as 17h. A entrada com pólen também foi maior as 13h. A entrada com resina e barro foi pequena e se manteve constante ao longo do dia.
Neste trabalho foi possível concluir que a abelha Marmelada prefere forragear no período mais quente do dia, podendo está associado à oferta de alimento, a evitar competição com as abelhas Apis melífera, não nativa.