Apesar de ser uma animal extremamente carismático e dócil, o peixe-boi está ameaçado de extinção.
Em nossa expedição ao Amazonas, tivemos a possibilidade de verificar de perto as ameaças que esses animais sofrem.
O peixe-boi é caçado desde antes da chegada dos primeiros europeus as Américas.
No Brasil, mesmo protegido por lei desde 1967, continua sendo caçado para subsistência de comunidades ribeirinhas, mas principalmente para manter um comércio ilegal da carne em diversos mercados da região amazônica.
O seu couro é muito mais espesso que o couro de bovinos, conforme mostra a imagem abaixo. No passado ele era utilizado como escudo de proteção de flechas por ser bem grosso e também, o couro curtido foi amplamente utilizado na fabricação de correrias para maquinários.
Além disso, a utilização crescente de redes de espera aumentou os registros de captura acidental de filhotes, sendo esta uma real ameaça para a espécie.
A degradação do habitat em virtude dos desmatamentos, assoreamento nas margens dos rios e construções de hidrelétricas são ameaças relevantes.
Somando com todas as ameaças já relatadas, o peixe-boi ainda enfrenta a baixa taxa reprodutiva, com grandes intervalos entre os nascimentos dificultando a recuperação das populações.
Por conta disso, no Brasil e no Mundo, a espécie é considerada ameaçada de extinção na categoria Vulnerável (lista IUCN).
A Associação Amigos de Peixe-Boi (AMPA) elaborou uma cartilha para ajudar os filhotes que ficam presos nas redes de pesca! Ajude a divulgar: FAÇA O DOWNLOAD AQUI.