O mergulhão americano (Cinclus mexicanus), também conhecido como melro d’água, é uma espécie de ave semiaquática nativa do oeste da América do Norte. Mas quando falamos de semiaquática imaginamos que ela fica boiando na água e mergulha de vez em quando, mas não… essa ave é bem diferente.
Ela literalmente “anda” debaixo da água, utilizando suas asas para nadar pelas correntes de rios e riachos. Ele consegue permanecer longos períodos sem subir a superfície, se alimentando de larvas aquáticas.
Algumas curiosidades:
- Ele é o único pássaro verdadeiramente aquático da América do Norte.
- Para sobreviver em águas frias durante o inverno, ele possui uma baixa taxa metabólica, uma capacidade extra de transporte de oxigênio em seu sangue e uma camada extra grossa de penas que inclui pálpebras emplumadas. Lembrando que a água não entra em contato com o corpo do animal enquanto ele está nadando, as penas lubrificadas não permitem.
- Ao contrário da maioria dos outros pássaros, mas semelhante aos patos, ele muda todas as suas penas de vôo de uma só vez no final do verão, tornando o pássaro incapaz de voar durante esse período.
- O animal mais velho recapturado tinha mais de 8 anos. Os dados foram possíveis devido a uma campanha de anilhamento deles na Dakota do Sul.