Você, fumante, vamos prestar atenção nesse texto!
A bituca de cigarro quando jogada ainda acessa no meio ambiente pode gerar um incêndio! Muitos incêndios que estamos vivenciando atualmente são causados por elas. A seca e o vento são dois componentes que fazem com que o fogo se espalhe mais rapidamente sendo mais difícil controlá-lo ou mesmo combatê-lo.
Porém, o que as pessoas não sabem é que a maioria do lixo gerado nas grandes cidades tem como destino o mar. Por exemplo, você que joga a bituca de cigarro no chão, quando chove ela vai para o bueiro, para os rios e depois para o mar…
Segundo a NBC, as pontas de cigarro são os itens mais coletados nas praias do mundo todo, com um total de mais de 60 milhões coletados ao longo de 32 anos. Isso equivale a cerca de um terço de todos os itens coletados, sendo mais do que embalagens plásticas, recipientes, tampas de garrafa, talheres e garrafas, combinados.
Os pesquisadores da Ocean Conservancy relatam que os detritos de bituca de cigarro são encontrados em cerca de 70% das aves marinhas e 30% das tartarugas marinhas. Eu mesma já encontrei bituca de cigarro dentro do estômago de um pinguim-de-Magalhães.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que o número de fumantes no mundo é de aproximadamente 1,6 bilhão de pessoas e, cada fumante descarta 7,7 bitucas de cigarro, por dia em média, de acordo com informações da Autoridade para Condições de Trabalho (ACT).
Mas tudo pode ter um final feliz, não? O professor do Instituto de Química da Universidade de Brasília (UnB), Paulo Suarez, conseguiu dar uma destinação, ou melhor, uma reutilização para essas bitucas. Ele conseguiu transformar a bituca de cigarro em papel, fazendo com que os componentes mais tóxicos sejam dissolvidos, não permanecendo nele.
Respire um ar limpo!! Assim você também pode viver em um lugar limpo!