A saga Harry Potter pode ter acabado, mas os problemas em uma das locações do filme estão longe de ter um fim, caso os visitantes não se comportem.
Segundo a história, todo o Elfo só conquista sua liberdade quando recebe, como presente, uma roupa usada do seu dono. No filme “Harry Potter e a Câmara Secreta” (2002), Harry engana Lúcio Malfoy, o então “dono” de Dobby, ao entregar uma meia, libertando o elfo, que oferece sua eterna devoção e amizade ao bruxinho.
O problema existe na praia de Freshwater West, em Pembrokeshire, no País de Gales, onde a morte do personagem foi filmada. Neste local foi construído um chatô e um tumulo/memorial para o Dobby, personagem Elfo que morreu nessa praia defendendo Harry Potter.
Porém, os visitantes do local, além de visitarem o memorial, deixam roupas usadas, como por exemplo meias! São muitas meias encontradas na praia…
A National Trust Cymru, associação nacional do País de Gales encarregada em preservar a praia de Freshwater West, emitiu um comunicado pedindo aos admiradores do bruxinho que parem de jogar meias na praia, pois é um local com muito vento, levando essas roupas para o ambiente marinho e ninhais de aves marinhas afetando todo o ecossistema da região. Existem focas cinzentas e golfinhos que escolhem essa região para viverem e criarem os filhotes. As ilhas e ilhotas perto de Freshwater West abrigam algumas das maiores populações de aves marinhas do mundo!