No Brasil, a profissão de Biólogo foi regulamentada Lei número 6.684 de 03 de setembro de 1979. Essa lei também criou o Conselho Federal de Biologia e os Conselhos Regionais. O Dia do Biólogo foi instituído exatamente na mesma data de criação dessa lei. A Biologia atualmente é considerada como a profissão do futuro. Cabe aos biólogos, a busca incessante das respostas as questões biológicas importantes, não apenas no âmbito da categoria, mas, requeridas pela sociedade brasileira.
O biólogo é um profissional que atua nos diversos campos da Biologia, ou seja, em todas as áreas que envolvem o estudo da vida. A área de atuação do biólogo é bastante ampla e divide-se em três campos principais: Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção. Dentro dessas áreas, os biólogos podem trabalhar, por exemplo, com bioética (estudo dos problemas e implicações morais despertados pelas pesquisas científicas em biologia e medicina, como a utilização de seres vivos em experimentos, a legitimidade moral do aborto ou da eutanásia, as implicações profundas da pesquisa e da prática no campo da genética etc), bioinformática (informática aplicada à análise e modelização de dados obtidos em pesquisas biológicas, esp. no sequenciamento genético), controle de pragas, gestão de coleções biológicas, ecoturismo, educação ambiental, gestão de recursos hídricos, mudanças climáticas, perícia forense (auxilia a polícia na análise das amostras e resolução de crimes contra seres humanos e contra o meio ambiente), saneamento ambiental, aconselhamento genético, análises citogenéticas (estuda a constituição genética da célula através dos cromossomos), análises clínicas, testes em animais, reprodução humana assistida, terapia gênica (transferência de material genético com o propósito de prevenir ou curar uma enfermidade qualquer), desenvolvimento de organismos geneticamente modificados, entre vários outros campos.
Ser biólogo é, portanto, muito mais que trabalhar com animais e plantas. Esse profissional estuda todos os aspectos relacionados com a vida, podendo atuar em laboratórios, zoológicos, parques florestais, áreas de preservação, áreas mais burocráticas, entre muitas outras. Vale destacar, no entanto, que, independentemente da área escolhida, o biólogo deve respeitar a vida em todos os seus níveis.
A iGUi Ecologia parabeniza todos os biólogos !!!