Esse ano de 2023, no Dia Mundial do Meio Ambiente, todas as nossas atenções estarão voltadas para as questões da poluição por plástico! O tema nesse ano são as soluções para essa poluição.
A sede deste dia tão especial, anunciada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), será na Costa do Marfim (em francês: Côte d’Ivoire), oficial e protocolarmente chamada de República de Côte d’Ivoire, na Africa.
Esse país foi escolhido porque em 2014 proibiu o uso de sacolas plásticas e apoiou a mudança para embalagens reutilizáveis. E, incentivou start-ups que buscam vencer a poluição por plásticos.
Atualmente mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano em todo o mundo, metade deste plástico é projetado para ser usado apenas uma vez e muitas vezes em menos de 1 hora, como as sacolas plásticas de supermercado.
Da produção total, menos de 10% é reciclado. A produção de plástico aumentou exponencialmente nas últimas décadas e agora totaliza cerca de 400 milhões de toneladas por ano — número previsto para dobrar até 2040.Estima-se que 19 a 23 milhões de toneladas acabem anualmente em lagos, rios e mares, segundo a ONU.
Este ano marca o 50º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente, após ter sido instituído pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972. Infelizmente ao invés de proteger o meio ambiente, estamos degradando-o ainda mais durante esses anos.
Você pode começar a mudança na sua casa e na sua loja!! Começe….