Hoje é comemorado o dia da árvore que deu nome ao nosso país, o pau-Brasil. Ela tem uma área grande de ocorrência desde o Rio de Janeiro até o Rio Grande do Norte. Também conhecida por outros nomes, como: orabutã, brasileto, ibirapiranga, ibirapita, muirapiranga, pau-rosado e pau-de-pernambuco. Elas podem chegar a 12 metros de altura e 40 a 70cm de diâmetro. Suas flores são lindas… de coloração amarela!
Esta espécie de árvore, com o nome científico de Caesalpinia echinata, foi a primeira madeira a ser considerada de lei no Brasil, pelo medo da coroa portuguesa que outros países pudessem contrabandeá-la. Assim, somente os portugueses poderiam comercializá-la.
Hoje em dia, entende-se por madeira de aquela que apresenta maior resistência, qualidade e custo em relação às outras madeiras, pois possuem uma maior densidade, são mais pesadas, menos propensas a sofrer os impactos dos ataques de cupins e insetos.
Deste modo, o pau-Brasil era muito utilizado na fabricação de móveis, violinos, construção civil e naval, por todas as suas características acima citadas. Mas o que também a diferenciava das demais era a sua cor avermelhada, sendo possível extrair esse corante que era utilizado em roupas e acessórios da nobreza
Infelizmente por ser tão explorada, o pau-brasil está ameaçado de extinção… ele é protegido por lei e não pode ser cortado para fins comerciais. Porém, alguns violinos utilizam em sua fabricação a madeira do pau-Brasil e essa técnica é a única permitida.