Já imaginou fazendo uma rodovia e de repente você encontra estruturas semelhante a fósseis? Tudo tem que parar, a área deve ser isolada para estudo e coleta de material.
Os achados foram em novembro e dezembro desse ano, em uma obra da concessionária Eco050 na BR-050, em Uberaba-MG.
Ao todo foram encontrados 22 blocos com fósseis de cerca de 80 milhões de anos. Os materiais podem ter pertencido a um tipo de titanossauro e serão repassados para estudos ao Museu dos Dinossauros da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), segundo a concessionária. O material achado em novembro já foi repassado também para o mesmo museu.
Os fósseis foram encontrados pela empresa Geopac Consultoria Ambiental, no qual foi contratada pela Eco050 para fazer o monitoramento dos trabalhos de escavação durante uma obra de recuperação de talude executada pela concessionária. Essas obras consistem em diferentes serviços que tem como objetivo a função de garantir estabilidade e segurança às inclinações de taludes com a intenção de que eles se mantenham em perfeitas condições e livres de deslizamentos ou outros acidentes que possam interferir no seu empreendimento.
Segundo o paleontólogo Paulo Macedo, responsável pelo acompanhamento técnico da obra e pelas descobertas, foram descobertos costelas, vértebras e outros fragmentos ósseos e “alguns desses materiais ficaram presos no talude e foi necessário o uso de equipamentos especiais para a retirada. Devido ao tamanho desses blocos, alguns com mais de 200 quilos, nós tivemos de fazer a preparação de parte dos fósseis no próprio local da obra para poder encaminhá-los ao Museu”, afirma.
Ainda segundo Macedo, estudos deverão ser realizados para comprovação da espécie, mas ao que tudo indica acredita-se que seja um Titan, fóssil semelhante ao que foi descoberto há 20 anos na Serra da Galga, em Uberaba, porém o atual é mais antigo.
O nome Titanosaurus significa “lagarto titânico”, referenciando os titãs mitológicos. O Titanosaurus tem estimativas de tamanho de 9 a 12 metros de comprimento e 13 toneladas de massa corporal durante a fase adulta, com uma cabeça pequena, porém alongada. Suas narinas eram grandes. Seus dentes eram como estacas ou lápis, mas pequenos. Seus membros dianteiros eram atarracados, mas seus membros traseiros eram mais longos.