A Cascavel é uma serpente peçonhenta, ou seja, possui veneno, e pertence ao gênero Crotalus e Sistrurus (Crotalus, em latim, e Cascavel, em espanhol, significam chocalho). Sua área de distribuição se estende do México à Argentina. São animais vivíparos, ou seja, o desenvolvimento embrionário ocorre dentro do corpo materno. Alimenta-se de roedores e pode variar de 70cm a 1,30 metros de comprimento. É um animal noturno com o cerrado sendo sua principal região.
As cascavéis possuem um guizo característico na cauda e cada anel indica quantas ecdises (muda de pele) foram realizadas e não a idade do animal!! O som do guizo é característico deste gênero e se assemelha a um chocalho, formado por um encaixe de camadas de queratina. Ele é delicado e frágil, sendo que o animal pode perder parte dele durante a sua vida, mas ele vai crescer novamente a cada ecdise do animal. Sua função é alertar os intrusos que há uma cobra por perto indicando a eminência de um ataque.
Existem algumas crenças populares, como: andar com o guizo na mata ou no campo atrai as serpentes. Este fato não é verdade! Mesmo que chacoalhamos o guizo, o som não será o mesmo que a cobra produz.
Vamos ver o vídeo abaixo para mais informações…