Muito se tem falado sobre o hidrogênio branco, considerando ele o salvador de todos os problemas de poluição atmosférica.
Mas por quê? Simplesmente porque na sua combustão o produto final é água e calor, ou seja, não há emissões de gases poluentes, o que é o oposto ao que acontece com os combustíveis fósseis.
Então vamos entender o que é o hidrogênio branco, ou seja o natural.
O hidrogénio é um dos elementos químicos mais abundantes no planeta pois está em praticamente em todos os lugares, sendo um deles mais fácil de perceber como a água (H20).
O hidrogênio branco, segundo os cientistas, ainda necessita de alguns estudos para entender melhor como ele se renova, como se forma nos locais que foram descobertos e como será possível a sua extração, pois até pouco tempo não se identificavam fontes de hidrogénio no estado puro no planeta em quantidade que justificasse a exploração comercial.
Mais recentemente ocorreu uma descoberta desse hidrogênio na França, o que causou uma corrida para obter energia limpa, barata e o melhor de tudo, renováveis!
A Suíça também se juntou a procura no cantão dos Grisões na primavera. O país começou a sondar rochas no Valais para encontrar mais depósitos.
Mas por outro lado, precisamos verificar corretamente como ele será utilizado pois em excesso na atmosfera ele pode reduzir a concentração de moléculas que destroem os gases com efeito de estufa.
Outro detalhe é que para ser utilizado na forma liquida ele precisa estar a uma temperatura de -253ºC, o que gera um custo considerável para o seu armazenamento. Portanto talvez a forma de utilizá-lo seja apenas na forma gasosa…
O importante é que precisamos sempre buscar fontes novas de energia e renováveis!!!