Quando falamos em borboletas logo vem a nossa mente imagens de dias ensolarados e locais floridos e coloridos. As borboletas podem ser encontradas em quase todo o planeta, com exceção de desertos áridos e a Antártica. O Brasil é o quarto lugar do mundo em diversidade de borboletas, com 5.000 espécies cadastradas, sendo uma fauna extremamente importante e exuberante. Por aqui podemos encontrar belíssimas espécies como as borboletas Morpho, de cor azul metálica e a gigantesca Caligo ou borboleta-coruja, com impressionantes 16 cm de envergadura.
Habitats foram destruídos em grande escala e agora os padrões de clima estão mudando de forma imprevisível em resposta à poluição da atmosfera, fazendo com que várias espécies sejam extintas ou ameaçadas de extinção, mas o desaparecimento dessas belas criaturas é mais grave do que apenas uma perda de cor no campo.
As borboletas possuem importância ecológica e econômica:
- Borboletas são indicadores de um ambiente saudável e de ecossistemas saudáveis.
- Áreas ricas em borboletas são ricas em outros invertebrados. Estes fornecem coletivamente uma ampla gama de benefícios ambientais, incluindo polinização e controle natural de pragas.
- Borboletas são um elemento importante da cadeia alimentar e são presas de pássaros, morcegos e outros animais insetívoros.
- Milhares de pessoas viajam para o exterior a cada ano em busca de borboletas. Os passeios ecológicos proporcionam um rendimento valioso para muitos países europeus e países em desenvolvimento em todo o mundo (por exemplo, o Vale das Borboletas na Grécia e o Poleiro das Monarcas, no México).
- Cada borboleta desenvolveu seu próprio conjunto de produtos químicos para deter predadores e parasitas, encontrar um parceiro e superar as defesas químicas de sua planta hospedeira. Cada um desses produtos químicos tem um valor potencial e pode ser explorado economicamente.
Na Universidade da Florida existe um borboletário e tive o prazer de conhecer… é um lugar incrível e ótimo para levar as crianças. Assim que você entra tem um guia de identificações que você pode levar durante todo o passeio. Tem também monitores que te explicam tudo sobre a biologia das borboletas, até o modo certo de segurá-las para não machucar. Podemos observar elas se alimentando nas flores e nas frutas bem de pertinho.
Ao sair vamos para uma antessala onde é verificado se ainda existe alguma borboleta presa em você. Deste modo podemos retornar o animal ao borboletário. Na saída passamos por um corredor com borboletas de diversos países e no “berçário” onde ficam os casulos prestes a nascer. Vale a pena conferir!!