Hoje vamos falar de mais um animal encontrado em nossa região, pois todos os dias esse pássaro entra em nossos recintos no centro de reabilitação para beber água e se banhar em nossas piscinas…
O nome dela pode ser lavadeira-mascarada, noivinha ou viuvinha, com o nome científico Fluvicola nengeta, que significa pássaro ribeirinho que sussurra. A coloração das suas penas é principalmente branca contrastando com uma estreita faixa preta que passa pelos seus olhos e termina logo após região dos ouvidos. Alimenta-se de pequenos artrópodes que captura nas margens de rios e lagoas. O período de reprodução vai de novembro a março podendo produzir até 4 ninhadas.
O fato mais curioso é que essas aves não eram vistas na região sul e sudeste, sendo somente na região do sertão e agreste brasileiro, sendo a mata atlântica uma barreira natural. Porém com o desmatamento essa ave se torna a cada dia mais vista. Sendo os primeiros registros realizados na região sudeste na década de 90. Uma curiosidade, muito boa para a conservação da espécie, é que no Nordeste essa ave não é capturada pois acredita-se que ela lavou a roupa de Deus.