Recentemente observamos nos noticiários o aparecimento de uma mancha solar no sol. Vamos entender o que é realmente isso?
As manchas solares são fenômenos temporários na fotosfera do Sol, que aparecem como manchas mais escuras do que as áreas circundantes.
Fotosfera é utilizada para estrelas, com destaque para o sol. O sol é considerado um corpo gasoso, ou seja, não tem superfície sólida e a fotosfera do sol é a região onde a matéria deixa de ser transparente, isto é, opaca à luz.
A fotosfera do Sol possui uma temperatura mínima de 6 000 K e aproximadamente 300 km de extensão.
As manchas solares se expandem e contraem à medida que se movem pela superfície do Sol, com diâmetros variando de 16 km a 160.000 km. As variedades maiores são visíveis da Terra sem o auxílio de telescópios. A mais recente mancha tinha 800.000 km de diâmetro, o tamanho de 60 Terras!
São formadas por fortes linhas de campo magnético vindo de dentro do Sol através da superfície solar. São mais escuras pois são regiões mais frias do que o próprio sol. Ela consiste em duas partes: a parte mais escura, UMBRA e a parte mais clara ao redor da escura, a PENUMBRA.