Nos estados de São Paulo, Ceará, Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pernambuco uma iniciativa está dando muito certo! O projeto “Junte Óleo: Ultragaz Coleta, Soya Recicla”, está mudando o destino dos óleos que que estão sendo descartados de maneira incorreta, na pia da cozinha. Esse projeto, uma parceria Ultragaz, Bunge e Instituto Triângulo, troca cada dois litros de óleo de cozinha usados e entregues nos caminhões da Ultragaz, por duas barras de sabão biodegradável produzidas com parte do que é coletado. O restante é transformado em biodiesel.
Mas como funciona? Os veículos que podem fazer a coletado óleo são equipados com faixas informativas sobre o projeto. Os consumidores da Ultragaz recebem um folheto explicativo contando sobre os detalhes dessa parceria, pois tudo o que é arrecado é encaminhado ao Instituto Triângulo ( https://www.triangulo.org.br/ ), responsável pela produção do sabão e destinação do resíduo para a produção de biodiesel, um combustível renovável e com significativa redução de emissões.
Como já sabemos o óleo de cozinha usado é um resíduo que não deve ser descartado no ralo ou na pia da cozinha! O sabão produzido tem 90% de biodegradabilidade e o biodiesel produzido a partir do óleo de cozinha usado é um combustível de uma energia renovável que reduz as emissões de gases que contribuem para o efeito estufa e consequentemente, para o aquecimento global.
No site do Soya Recicla é possível conhecer mais pontos de coleta e todas as localidades que participam da Campanha “Junte Óleo, Ultragaz Coleta, Soya Recicla” – https://www.soya.com.br/recicla/
Procure saber sobre os pontos de coleta! Os rios, lagos, mares e o oceano agradecem!!!