Sustentabilidade é a capacidade do mundo e seus recursos de durar para sempre. É uma maneira de viver sem usar ativamente nossos recursos, de modo que possamos continuar vivendo dessa maneira indefinidamente, porém há poucos lugares que são piores para o meio ambiente do que uma cidade. Um grande número de pessoas indo e vindo, dirigindo carros, comprando produtos, enquanto as fábricas bombeiam todos os tipos de poluição para a atmosfera e para os rios. Muitas delas sem saneamento básico. Portanto, a sustentabilidade urbana é construir cidades que poderiam continuar sem esgotar os recursos.
O ambiente urbano tem desafios únicos quando se trata de sustentabilidade que outras áreas não têm. As cidades estão ficando cada vez maiores a cada ano, exigindo cada vez mais terra e exigindo que cada vez mais edifícios sejam construídos. As partes externas das cidades rapidamente se tornam tão construídas quanto as partes internas, e as bordas suburbanas das cidades avançam cada vez mais. Este rápido desenvolvimento dificulta o crescimento sustentável.
Algumas medidas para alcançar a sustentabilidade urbana são bem conhecidas, como:
- A coleta seletiva,
- Carros movidos a biocombustíveis ou mesmo carros elétricos,
- Edifícios verdes e etc.
Individualmente podemos contribuir para a sustentabilidade com atitudes simples como:
- Separar o lixo,
- Economizar água,
- Plantar árvores.
Mas algumas ações devem vir do poder público como por exemplo: transporte público eficiente, coleta seletiva, saneamento básico e tratamento de esgoto, etc.
Devemos reinvindicar e atuar ativamente para que se alcance a sustentabilidade urbana e as próximas gerações possam usufruir de um meio ambiente de qualidade, mesmo nas cidades. Verifique, junto com o poder público da sua cidade, quais as mudanças que podem ser realizadas!