Vamos estudar a água da terra do espaço?
Segundo a Nasa, a missão é uma proposta para fazer o primeiro levantamento global das águas superficiais da Terra. O SWOT está sendo desenvolvido por um grupo internacional de hidrólogos e oceanógrafos para fornecer uma melhor compreensão dos oceanos do mundo e suas águas superficiais terrestres.
Tem a colaboração com a agência espacial francesa Centre National d’Études Spatiales, no qual irá pesquisar a água em mais de 90% da superfície do mundo e medir a altura da água em corpos de água doce, bem como nos oceanos.
Para os recursos de água doce:
O SWOT fornecerá dados de centenas de milhares de lagos, bem como os volumes de descarga de rios de médio a grande porte. Essas medições-chave apoiarão a pesquisa científica para:
- Entendimento do ciclo global da água em terra;
- Estudar a dinâmica das várzeas e zonas húmidas, que influenciam o controlo das cheias e o equilíbrio dos ecossistemas;
- Fornecer um inventário global de recursos hídricos, incluindo rios transfronteiriços (ou seja, aqueles que atravessam fronteiras internacionais), armazenamento em lagos e reservatórios, juntamente com a dinâmica do rio.
Para os recursos de água salgada:
- Medir as correntes oceânicas e redemoinhos em escalas tão pequenas quanto 20 quilômetros (13 milhas);
- Melhorar os modelos de computador que usam dados de circulação oceânica para projetar condições climáticas futuras;
- Entender melhor os processos costeiros, incluindo aqueles relacionados à pesca, navegação de navios, erosão costeira e dispersão de poluentes.