O Museu da Amazonia, o MUSA, pode nos mostrar tanto a fauna da Amazônia como também a flora.
Encontramos lá uma planta conhecida como escada-de-jabuti, um tipo de trepadeira enorme, como tudo na Amazônia!
Existem dois tipos de trepadeiras, as herbáceas e lenhosas. Elas são diferenciadas pelo tipo de caule. As herbáceas possuem caules verdes, flexíveis e frágeis; já as lenhosas possuem caules duros, secos e com aparência lenhosa, o famoso cipó.
As herbáceas se concentram principalmente em clareiras e bordas de matas. Enquanto as lenhosas, crescem principalmente no interior de florestas (lembram do Tarzan?).
A escada-de-jabuti (Phanera sp) é uma trepadeira lenhosa, cujo caule possui protuberâncias que se assemelham a uma escada. A que encontramos era muito alta, conforme vocês podem verificar na fotografia.
Além disso, em 2012, encontramos uma dissertação de mestrado no qual comprova que a casca e as folhas de outra espécie de trepadeira, porém do mesmo gênero, Phanera flexuosa, possui propriedades antimicrobianas, citotóxicas, anticancerígenas e larvicidas. Deste modo, essa planta possui uma finalidade médica e um grande potencial químico-farmacológico. Veja a dissertação neste link: https://vdocuments.mx/universidade-federal-da-bahia-ufba-instituto-mestrado-martins-de-carvalho.html?page=2
Existem muitas informações importantes que precisamos ainda descobrir nesta floresta incrível que se chama Floreta Amazônica…