Anthoscopus é um gênero de ave restrito à África Subsaariana, onde varia do Sahel à África do Sul. Ao contrário de muitos dessas aves da Eurásia, essas espécies geralmente não são migratórias, permanecendo perto de seus locais de reprodução o ano todo. Uma ampla gama de habitats é ocupada pelas seis espécies, de desertos a bosques e florestas tropicais.
Mas porque estamos falando dessa ave?
Sua característica marcante é o seu ninho. Essas aves possuem habilidade de produzir um ninho que tem uma entrada secreta!! Para todos aqueles que visualizam o ninho, a entrada falsa está bem visível, mas ela só dá acesso a um buraco pequeno.
A verdadeira entrada só é acessada quando o animal abre um compartimento acima da entrada falsa. E, quando ele sai, ele praticamente ‘fecha a porta” e nenhum outro animal consegue visualizar.
Segundo os especialistas esse ninho é confeccionado com teias de aranhas resistentes.
Essas aves alimentam-se principalmente de insetos e suas larvas, complementados com pequenos frutos.
Monogâmico, produz duas ninhadas por época de reprodução. Ambos os sexos constroem o ninho, a estação de postura ocorre quase o ano todo, com pico durante o verão. Põe de 4 a 7 ovos, que são incubados por ambos os sexos por aproximadamente 13 a 15 dias.
Os filhotes deixam o ninho após 16-22 dias, tornando-se independentes apenas no final da estação reprodutiva (foi observado que filhotes se empoleiram com a segunda ninhada de filhotes).