Já se imaginou em uma caverna cheia de cristais…. agora imagina cristais gigantes…
Sim, essa caverna existe. Ela fica no México, no estado de Chihuahua, na mina Naica. A caverna tem aproximadamente 10 x30 metros, na forma de U, em solo calcário e possuem cristais enormes, sendo o maior com 11 metros de comprimento. A caverna foi descoberta em 2000, por trabalhadores que escavam um túnel de ligação.
Esses cristais são de selenite, que consiste em uma variedade de gipsita, sulfato de cálcio hidratado e é um mineral natural que é encontrado em rocha pura (branco translúcido) e com estrias definidas. Existe em diferentes cores e formatos. Pode ser encontrado em toda a Europa, México, e em minas no sudoeste dos Estados Unidos.
Mas qual é o motivo desses cristais serem tão grandes? A mina de Naica encontra-se numa falha acima de uma câmara de magma, o que gera as condições necessárias para formação dos cristais.
O enorme calor gerado pelo magma aqueceu a água que se encontrava retida nas câmaras, que ficou saturada/impregnada de diversos minerais, nomeadamente Gipsita. Estas câmaras encontraram-se submersas e saturadas de minerais, durante 500.000 anos aproximadamente, durante os quais a água manteve uma temperatura estabilizada de 50 °C, o que permitiu aos cristais crescerem e tomarem dimensões bastante elevadas.